O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem biologicamente seguro que desempenha um papel crucial na detecção e caracterização de diversas condições patológicas. No entanto, devido ao próprio aspecto fechado do aparelho, à alta amplitude sonora emitida e à necessidade de permanecer imóvel por um tempo significativo, alguns pacientes experimentam desconforto e níveis elevados de ansiedade, comprometendo o tempo e a qualidade deste exame, podendo determinar artefatos de imagem que podem prejudicar o desfecho clínico do paciente ou até mesmo desistência da realização deste exame (Perandré et al; 2018).
Esse contexto desencadeia uma série de repercussões negativas aos pacientes, dentre elas, destacam-se: (1) priva-se dos resultados da Ressonância Magnética, quando não for capaz de realizá-la, para contribuir com seu diagnóstico; (2) ter seu diagnóstico menos preciso em decorrência de baixa qualidade nas imagens devida à inquietude; (3) recorrer à sedação consciente adicionando riscos ao procedimento; (4) perda de tempo e recursos financeiros de gastos logísticos para execução do procedimento quando necessário remarcação.
Foi nesse contexto que a parceria entre o Hospital Universitário prof. Alberto Antunes – HUPPA / UFAL e a Startup RV Saúde, mediada pela rede de pesquisa EBSERH, trouxe resultados importantes para o cuidado centrado nos pacientes.
O DESAFIO: ADESÃO DOS COLABORADORES A NOVA TECNOLOGIA
Um dos grandes desafios enfrentados do sistema de saúde de diagnóstico por imagem é a dificuldade de manter a gestão dos processos e o monitoramento do cuidado de pacientes com ansiedade.
A abordagem tradicional costuma ser reativa, focando nos períodos de piora súbita dos pacientes, quando as condições dos pacientes já estavam em estágios avançados, então, sugere a sedação consciente.
Essa abordagem fragmentada e ineficiente resulta em procedimentos mais custosos e piores desfechos clínicas na gestão da qualidade das imagens.
As principais barreiras incluem:
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Dificuldade em identificar sinais de alerta para intervenção precoce.
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Falta de acolhimento próximo aos pacientes.
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Dados clínicos com má qualidade das imagens.
A SOLUÇÃO: CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE COM A APLICAÇÃO DA RV
A startup RV SAÚDE integrou tecnologias da informação e conectividade, com softwares de RV ao serviços de saúde no Brasil, criamos um método de aplicação que é considerado inovador por desenvolver soluções que integram a RV com procedimentos médicos como o exame de RM, por exemplo, e oferece uma abordagem inovadora, disruptiva e altamente eficaz para melhorar a experiência do paciente, aumentar a precisão diagnóstica e facilitar o treinamento médico, destacando-se como um diferencial significativo no mercado de tecnologia médica.
A solução inclui:
Dispositivo: óculos quest 02, com software instalado, controles, adaptador para recarga, manual de uso.
Aplicativo de Monitoramento e Sistema de Gestão Web: Permite que a equipe de saúde acompanhe de forma centralizada os cenários da RV e receba alertas automatizados para iniciar play, pausar ou pular cenários.
Capacitação dos colaboradores: treinar e personalizar o cuidado melhorando os processos de relacionamento e monitoramento dos pacientes.
O objetivo é oferecer uma experiência de cuidado centrado no paciente com melhorias no resultado clínico com uso da RV.
IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O projeto teve início com um refinamento do desafio específico no setor hospitalar, identificando e detalhando as necessidades operacionais.
A startup criou novo protocolo clínico e foi realizado a padronização do EPI existente e que ainda não eram utilizados pela instituição, e criou um fluxograma detalhado para guiar as etapas de implementação.
O desenvolvimento incluiu:
Liberação da Versão Adulto e Infantil terapêutica: Permitiu o acesso e gerenciamento das informações sobre o exame de RM em formato virtual da sala em 3D e no infantil no formato minecraft para as crianças.
Testes do Aplicativo Móvel: Garantiram a funcionalidade de integração do App com a RV e usabilidade adequadas para os pacientes e colaboradores.
Interação com pacientes: Coleta de dados para personalização do cuidado e ajustes contínuos da solução.
RESULTADOS
Durante o período de implementação, o projeto alcançou resultados significativos que demonstraram um impacto positivo na gestão do cuidado de pacientes no pré-exame de ressonância magnética e a variedade de públicos que podem usufruir dos benefícios que essa tecnologia proporciona.
303 pacientes foram convidados a participar do projeto.
99,5% dos pacientes convidados relataram sensação de bem-estar, relaxamento e segurança.
Período de Monitoramento: 6 meses.
Tempo médio das interações: 5 minutos e 10 minutos por anamnese respondida.
NPS: 10 indicando alto nível de satisfação entre os participantes.
99,5% dos pacientes relataram se sentirem mais preparados e confiantes para realizarem o exame ao final da PoC.
Os principais aprendizados incluíram a importância de integrar a ferramenta de RV ao App e o acompanhamento digital em todas as etapas da jornada de relaxamento com o paciente, a necessidade de reduzir as barreiras de entrada com os colaboradores, e o uso de uma estratégia de abordagem na oferta da tecnologia com apelo emocional para capturar a atenção dos pacientes.
Paula, enfermeira da equipe de cuidado, destacou a eficácia da solução: “Realmente relaxa e acalma, reduz a ansiedade antecipatória, eu vejo que os pacientes tem a sensação de conforto e segurança no momento de pré-exame.”
CONCLUSÃO
A parceria entre o hospital universitário, e a RV SAÚDE é um exemplo de como a inovação aberta pode impactar positivamente no cuidado de pacientes no pré-exame, resultando em um melhor acompanhamento e maior satisfação dos pacientes.
Através de uma abordagem proativa e personalizada, a startup conseguiu superar desafios significativos, criando um modelo de cuidado mais eficiente e eficaz.
Se a sua empresa busca soluções inovadoras para desafios voltados trazer melhorias na experiência do paciente, com maior conformidade e gestão dos processos em saúde, entre em contato com o time da RV SAÚDE.
Juntos, podemos transformar a maneira como você cuida dos seus clientes, trazendo mais tecnologia e eficiência para sua operação.